Vândalos arrebentam fios do mecanismo das portas do BRT

Um articulado da linha 40 (Madureira x Alvorada – Expresso) teve as portas danificadas na manhã desta segunda-feira (26/09). De acordo com Mobi-Rio, o resultado da depredação foi mostrado pelo próprio motorista do veículo. Segundo o vídeo e o relato do profissional, alguns passageiros arrebentam os fios da solenóide e quebram os tubos do cilindro e o dispositivo das portas. Com isso o motorista fica sem o controle dos equipamentos e eles permanecem abertos.

Cada porta danificada dessa forma gera um prejuízo de cerca de R$ 50. Em média, 30 carros por dia sofrem esse tipo de vandalismo. Na maioria das vezes, os passageiros cometem esses atos para poder sair onde quiser, pulando do ônibus e ainda arriscando sua vida. A nova frota que vai ser integrada ao sistema virá com mecanismos das portas reforçados e protegidos contra essas ações.

Essa prática, que é considerada vandalismo, coloca em risco não apenas a vida de quem comete a infração, mas compromete a operação. Há casos de motoristas ameaçados quando param o articulado após constatarem os atos de vandalismo.

A Prefeitura do Rio já comprou 291 coletivos — 71 convencionais e 220 articulados— para renovar a frota do BRT. A previsão é que os novos ônibus cheguem até março de 2023.

Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: