Prefeitura define vencedor da licitação da bilhetagem digital

A Prefeitura do Rio homologou, por meio de publicação no Diário Oficial desta terça-feira (1º), o encerramento do certame para a operação do sistema de bilhetagem dos transportes do Rio. De acordo com a secretária Municipal de Transporte, Maína Celidonio de Campos, o Consórcio Bilhete Digital (CBD) levou a disputa da licitação, com valor da outorga de R$ 110 milhões.

Na primeira etapa da licitação, o Consórcio Bilhete Digital – ganhador com o maior lance – já havia sido desclassificado da licitação, mas garantiu a volta a disputa por uma decisão judicial. Contudo, as demais participantes – Tacom, Sonda e Autopass – recorreram administrativamente. A Comissão de Licitação acatou recurso a respeito da validade do certificado de regularidade fiscal, conforme publicado no Diário Oficial do dia 14 de outubro. Logo depois, o consórcio obteve uma liminar para retornar ao jogo, que chegou a ser revogada pela Justiça, mas vencida por Agravo de Instrumento no dia 27 de outubro.

O Consórcio Bilhete Digital também foi alvo de pesados questionamentos das outras três empresas concorrentes sobre sua falta de experiência na operação do sistema e incapacidade técnica. Segundo recursos submetidos à Comissão, o CBD apresentou certificado do Detro-RJ atestando que a empresa tinha um contrato com o órgão, desde 2019, na área de bilhetagem eletrônica (exigência do edital), porém, o documento foi contestado por todas as candidatas. Posteriormente, o órgão esclareceu que os serviços só foram efetivamente prestados não a partir de janeiro de 2019 e, sim, de dezembro de 2021, quase três anos depois. E o que causou mais alarde: o contrato entre o Consórcio e o Detro-RJ não tinha também nenhuma relação com bilhetagem eletrônica.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: