BRT da nova frota é vandalizado e outro é atingido por carro
Um articulado da nova frota que fazia a linha 51 (Recreio x Vila Militar), no corredor Transolímpica, teve um ferro de sustentação que se liga ao balaústre arrancado e furtado e um retrovisor interno próximo a uma das portas também arrancado e levado nesta sexta-feira (20/01).
Nesta semana, esse foi o terceiro articulado vandalizado da frota que começou a circular no dia 16 de dezembro. Na última quarta-feira, também na linha 51, o banco de um ônibus foi furado, os assentos danificados e a borracha da janela puxada e rasgada. No mesmo dia, em outro veículo, um homem chutou a porta e depois quebrou a tampa do sistema do equipamento.
Os reparos já foram feitos. Mas para realizar os consertos, os ônibus ficam cerca de quatro horas fora de operação, prejudicando os passageiros.
Veículo de passeio faz conversão proibida e colide com BRT
Um motorista do veículo de passeio fez uma conversão proibida e atingiu um BRT da nova frota que fazia a linha 50 (Jardim Oceânico x Centro Olímpico parador). O acidente ocorreu no sábado (21/01), próximo à estação Parque Olímpico, sentido Terminal Centro Olímpico. Na colisão, o para-choque, a grade, o conjunto de farol e a bainha lateral do ônibus sofreram avarias. O prejuízo estimado é de R$ 15 mil e o ônibus ficará até três dias fora de operação para os reparos, prejudicando cerca de 12 mil usuários.
Um passageiro do BRT sentiu dor no braço após o choque e foi atendido no local pelo Corpo de Bombeiros, sendo liberado em seguida.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é infração gravíssima executar operação de retorno em locais proibidos pela sinalização. A multa é de R$ 293,47. Além da multa, o motorista do veículo de passeio vai ser processado e responsabilizado com vistas ao ressarcimento pelos danos causados ao patrimônio público.
Foto: Divulgação