BRT Rosa, espaço destinado às mulheres nos ônibus articulados
A Secretaria Municipal de Transportes e da MOBI-Rio lançaram nesta quarta-feira (08/03) Dia Internacional da Mulher, campanha de informação sobre o espaço destinado às mulheres nos articulados do sistema BRT: o BRT Rosa. Os passageiros da linha 22 (Alvorada x Jardim Oceânico) foram os primeiros a receber as orientações de agentes da Prefeitura , que estarão nas estações comunicando e orientando os passageiros sobre a importância de respeitar o espaço.
Os ônibus e estações estão adesivados, indicando o espaço do BRT Rosa. As estações também têm marcações determinando o local de embarque para mulheres e crianças de até 12 anos nos dias úteis, das 5h às 8h e das 16h às 19h.
“Estamos expandindo o programa BRT Rosa. Todos os ônibus amarelinhos novos estão sendo adesivados. A reserva de vagas é na parte da frente do ônibus. Pedimos para que as mulheres usem o espaço e que os homens respeitem”, disse a secretária Maína Celidonio.
“O BRT Rosa é uma importante conquista que garante mais conforto e segurança para as mulheres no transporte público. Contamos com a colaboração da população para respeitar o espaço exclusivo das mulheres e preservar as nossas estações”, complementou a diretora-presidente da MOBI-Rio, Claudia Secin.
O projeto-piloto do BRT Rosa começou pela linha 17 (Campo Grande x Cesarão), no corredor Transoeste, em 2021, com 14 veículos adesivados. A ampliação só foi possível com a aquisição da nova frota pela Prefeitura do Rio. O BRT Rosa é uma ação para o enfrentamento ao assédio no transporte público. Além disso, desse espaço, a MOBI-Rio mantém em suas redes sociais campanhas constantes contra o assédio. “A gente quer uma cidade mais segura para as mulheres e o BRT é um dos caminhos para isso”, comentou a secretária de Políticas e Promoção das Mulheres, Joyce Trindade.
Fotos: Marcelo Piu – Prefeitura do Rio.