Passageiro do BRT pode fazer três viagens de integração com BUC

A partir desta quarta-feira (19/04), o passageiro que andar de BRT poderá fazer até três viagens com o valor de uma única passagem (R$ 4,30) pelo uso do Bilhete Único Carioca (BUC). Ou seja, será permitido ao usuário fazer mais uma integração desde que o BRT seja um dos modais utilizados no itinerário.

O período para fazer as integrações será de três horas a partir do momento em que o passageiro usar o cartão no primeiro validador.

Todos os modais regulados pela Prefeitura que operem com validadores do Bilhete Único Carioca podem ser utilizados nas outras duas viagens, como ônibus convencionais, vans e VLT. Não importa a ordem das integrações, desde que o BRT seja um dos meios de transporte utilizados.

Antes dessa novidade, só era possível fazer duas viagens pelo preço de uma passagem, de acordo com as regras de interação do BUC.

“O processo de requalificação do sistema BRT permitiu que a Prefeitura adotasse essa medida tão necessária, ainda mais em uma cidade grande como o Rio. Agora, com o BRT voltando a funcionar com mais fluidez, os passageiros que precisam fazer mais de uma integração vão deixar de gastar com a terceira viagem”,  disse a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

Requalificação do Sistema BRT

A Prefeitura do Rio comprou no ano passado 561 novos ônibus para requalificação do Sistema BRT. Até o fim deste mês, serão 291 veículos já entregues. Os corredores Transolímpica, Transcarioca e o Lote Zero (trecho entre os Terminais Jardim Oceânico e Alvorada) já estão operando 100% com ônibus novos.

A partir de novembro deste ano, até março de 2024, a cidade receberá os outros 270 articulados comprados pelo município para atendimento aos corredores Transbrasil e Transoeste – atualmente em obras. A previsão é que o Sistema BRT opere plenamente com seus quatro corredores e com 100% dos ônibus novos no início do próximo ano.

Mais de 80% das estações do sistema BRT já foram reformadas

Das 125 estações do sistema BRT, 108 já foram reformadas. Entre as melhorias realizadas estão substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas; fiação embutida e mecanismos das portas blindados; alarmes luminosos e sonoros das portas, indicando a abertura e o fechamento, e trava automática das portas.  Entre os serviços executados estão ainda pinturas interna e externa, novas instalações elétricas e programação visual, reforço na iluminação e colocação de guarda-corpos.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: