Força-tarefa amplia blitzes contra veículos irregulares

Força-tarefa do Governo do Estado que reúne agentes do Detran/RJ e do Detro, além de policiais civis e militares, ampliou para 16 os pontos de fiscalizações alcançados a fim de reprimir a circulação de veículos irregulares. As operações estão ocorrendo em locais de maior incidência de crimes com motos na Baixada Fluminense, Região Metropolitana e zonas Sul, Norte e Oeste da capital. Também houve reforço, mais recentemente, no interior fluminense, em municípios como Araruama, Paracambi, Barra do Piraí, Miguel Pereira, Engenheiro Pedreira, Vassouras e Piraí.

“Nosso foco principal são as motos irregulares. Mas lembramos que, como em toda operação de trânsito, podemos rebocar, remover ou multar qualquer veículo em situação irregular”, diz o coordenador de Fiscalização do departamento, Marcus Moreira.

Desde o início da força-tarefa, em julho passado, foram realizadas 1.781 operações, com 99.906 motoristas de veículos observados. Além disso, 12.035 motos foram rebocadas – estas, 3.309 com problemas de placas – e mais de 270 CNHs recolhidas por motivos diversos. As operações ocorrem nos turnos da manhã, da tarde e à noite, diariamente, incluindo fins de semana.

As cinco infrações mais registradas são: licenciamento atrasado; condução de veículo sem CNH ou permissão para dirigir; veículo com sistema de iluminação, sinalização ou placas adulteradas; mau estado de conservação; e direção sem o uso do cinto de segurança. Entre as medidas aplicadas estão 5.994 motores removidos, 16 motos roubadas recuperadas, 11 quadriciclos removidos, entre outros.

“Esta ação integrada do Governo do Estado ajuda a dar mais segurança à população. Hoje atingimos a meta de extensão para 16 locais diários no estado”, afirma o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Os locais das operações são escolhidos conforme denúncias que chegam à Ouvidoria do Detran.RJ e por estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP) – que identificou um grande número de ocorrências praticadas por pessoas que se deslocam em motocicletas para cometer delitos .

Sobre as operações

Diariamente, são mobilizados mais de 30 agentes do Detran.RJ, PM, Polícia Civil e Detro em cada uma das operações. Para dar mais transparência aos procedimentos, os policiais militares também operam com câmeras portáteis. Além de garantir a segurança da operação, os PMs fazem revistas de procura de armas e drogas. Já os policiais civis verificam se há mandado de prisão em aberto.

Os agentes do Detran seguem na fiscalização de trânsito, aplicando multas e demais débitos programados no Código de Trânsito Brasileiro. O Detro, por sua vez, disponibiliza os reboques que vão transportar os veículos apreendidos para pátios situados em Vargem Grande, Praça da Bandeira, Seropédica e Barra do Piraí; os agentes do Detro também operam na repressão do transporte clandestino durante as operações.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: