Rio terá Central de Videomonitoramento Urbano

O governo do estado anunciou que publicará no Diário Oficial, nesta semana, o edital de licitação para aquisição de novas câmeras equipadas com softwares de reconhecimento facial, leitura de placa de veículos e sensores de alarme, para a implantação do Sistema de Videomonitoramento Urbano. O investimento é estimado em mais de R$ 84 milhões.

A nova tecnologia vai permitir que as imagens geradas pelas câmeras, com as respectivas informações adicionais programadas pelos softwares, sejam transmitidas em tempo real para uma central de operação no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Caso as câmeras identifiquem, por exemplo, veículos roubados ou pessoas com mandado de prisão em aberto, o setor de despacho de viaturas do Serviço 190 será imediatamente acionado pelo sistema para agilizar a abordagem.

Nessa primeira fase do projeto, as câmeras serão instaladas na capital do estado em vias expressas, túneis e orla. Todas as novas câmeras estarão interligadas ao Sistema Security Command, adquirido no final do ano passado e já instalado no CICC, da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Além de viabilizar o Sistema de Videomonitoramento Urbano, o Security Command foi concebido para estar conectado a diferentes plataformas tecnológicas empregadas na área de segurança. Entre essas plataformas, estão o Serviço 190 e câmeras e sensores de instituições públicas e privadas, que serão inseridas no sistema por meio de chamamento público programado para breve.

De acordo com as especificações previstas na licitação, as câmeras vão ter duas finalidades. Um lote estará equipado com software de reconhecimento facial para monitorar a orla da capital, começando pelo Leme, na Zona Sul, e se estendendo até a Barra de Guaratiba, na Zona Oeste. O outro lote de câmeras, com softwares de leitura de placas de veículos, estará distribuído ao longo de duas vias expressas – as linhas Amarela e Vermelha – e em quatro túneis – Santa Bárbara, Rebouças, Alaor Praça (Túnel Velho) e Zuzu Angel.

Os dois grupos de câmeras serão equipados com o software de análise comportamental, dispositivo que emite um alarme quando o sistema identifica situações suspeitas, como, por exemplo, uma pessoa escalando uma cerca ou um poste.

“Essa nova aquisição do nosso governo será fundamental para ampliarmos a estrutura tecnológica voltada para a segurança pública. O novo sistema de monitoramento dará maior efetividade às ações dos nossos policiais, começando pela capital e, em seguida, avançando para outros municípios da região metropolitana e do interior do estado”,  disse o governador Cláudio Castro.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: