Conclusão da obra do Transoeste está prevista para este ano
A Secretaria de Infraestrutura informou que mais de 50% da pista do corredor Transoeste já foram recuperadas. Os investimentos ultrapassam R$ 221 milhões, e a previsão é de que os serviços das novas pistas sejam concluídos até o fim de 2023.
As obras foram iniciadas em julho de 2022. Desde então, o serviço vem sendo executado pela secretaria em dois trechos: do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, até o túnel Vice-Presidente José Alencar, na Grota Funda; e do túnel em direção ao futuro Terminal Pingo D’Água, em Guaratiba.
De acordo com a Secretaria, no momento, estão sendo realizados serviços de pavimento rígido em duas frentes na Avenida das Américas. Uma na altura estação Pontões/Barra Sul e outra na Estação Pontal/Dom Bosco, além do retorno da Benvindo de Moraes, desafogando o trânsito em uma das vias mais movimentadas da Zona Oeste. Os trabalhos dentro do túnel José Alencar foram finalizados recentemente. Depois do túnel, as equipes estão trabalhando nos dois sentidos até a altura do Ctex. E no Pingo D’Água, sentido Magarça.
Novos terminais do BRT Transoeste
Dentro da proposta de requalificação do Sistema BRT, quatro estações do corredor Transoeste serão transformadas em terminais: Mato Alto, Pingo D´Água, Curral Falso e Magarça. O objetivo é proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros que viajam diariamente de BRT pela Zona Oeste. Os investimentos ultrapassam R$ 180 milhões.
As obras preveem, além da expansão das antigas estações, a criação de passarelas de acesso às novas estruturas e aos terminais alimentadores, que farão a integração entre ônibus e vans com vias importantes, como a Estrada de Sepetiba e a Avenida Cesário de Melo. Além disso, os projetos incluem melhorias viárias e de drenagem, que aumentarão a capacidade de escoamento de água e de combate a enchentes em dias de grande volume de chuva.
Os trabalhos estão em andamento nos quatros terminais. No Malto Alto e no Magarça, estão sendo feitas as fundações, serviços de drenagem e terraplanagem, execução de estaca raiz e concretagem dos blocos para construção dos novos viadutos e passarela. No Mato Alto, parte da estação foi desmontada para a construção do futuro terminal, que será integrado por dois novos terminais de ônibus e vans. Para isso, será construída uma passarela que irá receber usuários tanto de Sepetiba como de Campo Grande. O projeto ainda prevê a construção de dois viadutos, além de retornos para os veículos comuns. Um bicicletário com capacidade para 250 vagas também será implantado no local.
Foto: divulgação