Proposta de reajuste de 8% deixa rodoviários em estado de greve

Na audiência de conciliação realizada nesta quinta-feira (22/06) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) entre os empresários de ônibus e o Sindicato dos Rodoviários, para resolver o reajuste salarial referente ao período de junho de 2022 a maio de 2023, o Ministério Público propôs reajuste de 8% aos empresários.

Os representantes das empresas ficaram de levar a proposta para o colegiado e darem uma resposta na nova audiência marcada para o dia 4 de julho.

O presidente do sindicato, Sebastião José, afirmou que a categoria continua em estado de greve até o desfecho da negociação no próximo mês, quando convocará assembleia geral para submeter aos trabalhadores o que foi definido na audiência.

No dissídio coletivo na Justiça do Trabalho e na convenção coletiva da categoria, que tem como data base este mês de junho, os empresários alegaram que não existia a mínima condição de realizar o pagamento do reajuste de 11,9%, que estava pendente.

De acordo com Sebastião José, essa situação já se arrasta por mais de dois anos sem que haja uma definição, o que causa enorme constrangimento e insatisfação da categoria, já que os trabalhadores estão sem nenhum tipo de reajuste durante esse período.

“Estamos confiantes de que os empresários desta vez irão acatar a sugestão do Ministério Público e aceitarão a proposta dos 8%. Não é o que estamos pleiteando para a categoria, já que o descaso e a intransigência por parte das empresas junto à categoria, à Justiça e ao próprio Ministério Público nos deixa perplexos, já que saiu do próprio TRT o acordo anterior para que as empresas pagassem os 11,90% referente aos anos de 2022 e 2023, pois a prefeitura tem consciência de que é devedora”, disse Sebastião.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: