Prefeitura retoma cadastro do aplicativo Moto.Rio

A Prefeitura reabriu o cadastro presencial de mototaxistas para utilizarem o aplicativo Moto.Rio. Seis postos de atendimento da Secretaria Municipal de Transportes funcionarão na cidade, de segunda a sexta, das 9h às 16h, para os condutores entregarem os documentos obrigatórios: Centro, Bangu, Engenho Novo, Ilha do Governador, Irajá e Jacarepaguá.

“É fundamental que o mototaxista aproveite essa oportunidade e compareça aos nossos postos para fazer o cadastro. O Moto.Rio é uma conquista muito especial. O mototáxi é uma categoria que sempre prestou um serviço importantíssimo para a cidade e que agora passa a ser um modal regulamentado pela Prefeitura”,  disse a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.

Para garantir a segurança do serviço para os passageiros, a Prefeitura exige uma série de comprovantes. Os mototaxistas precisam ter mais de 21 anos de idade e devem levar os seguintes documentos (original e cópia) aos postos de atendimento:

– Carteira de Habilitação – Categoria A (mínimo de 2 anos de experiência)

– Documento comprovando que é a/o proprietária/o da moto (CRLV)

– Caso a motocicleta seja de terceiros, será necessária uma procuração pública ou privada para utilização do veículo, com cópia autenticada do documento com foto da/o proprietária/o da motocicleta

– Apólice de seguro APP (para acidentes pessoais de passageiros), no valor R$ 25 mil para morte ou invalidez

– Certidões de quitação eleitoral e negativas criminais do 1º ao 4º Ofícios

– Foto 3 x 4

Depois que a documentação for analisada, o condutor é cadastrado no Moto.Rio e pode começar a fazer viagens com passageiros. O aplicativo não cobra taxa do mototaxista, que recebe o valor integral da corrida.

Uma documentação complementar será exigida para ser entregue até o dia 20 de julho de 2024:

– Comprovante de residência atualizado

– Apólice de seguro de responsabilidade civil facultativa (RCF) em favor de terceiros por danos materiais e danos pessoais, no valor de R$ 25 mil

– Placa vermelha (veículo registrado na categoria aluguel)

– Comprovante de conclusão do curso de formação especializado regulamentado pelo Contran

A motocicleta deve ser de 125 cilindradas ou mais e deve ter, no máximo, 10 anos. Também são exigidos cortador de linha de pipa acoplado, apoio lateral e traseiro para o passageiro. O condutor precisará vestir um colete especial refletivo e, além de usar capacete, precisará ter um capacete disponível para o passageiro.

Corridas com o Moto.Rio começaram em julho

A primeira viagem com o aplicativo Moto.Rio foi feita pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, no dia 21 de julho, quando a Prefeitura entregou certificados aos primeiros mototaxistas aprovados. Paes saiu da quadra da Acadêmicos da Rocinha, em São Conrado, e foi até o Palácio da Cidade, sede social da governo municipal.

O aplicativo funciona de forma semelhante ao Taxi.Rio Cidades, com opção do passageiro escolher percentuais do valor total da corrida. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente em smartphones com sistema Android. Em breve, será disponibilizado também para o sistema IOS. O Moto.Rio foi desenvolvido pela IplanRio (Empresa Municipal de Informática), órgão ligado à Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade Pública (SMTDI), em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).

Confira os endereços dos postos da Secretaria Municipal de Transportes que receberão os documentos dos mototaxistas:

Bangu: Rua Fonseca, 240, 2º andar

Centro: Rua do Riachuelo, 257

Engenho Novo: Rua 24 de maio, 931, fundos

Ilha do Governador: Rua Orcadas, 435

Irajá: Avenida Monsenhor Félix, 512

Jacarepaguá: Praça Barão da Taquara, 9, Praça Seca

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: