Bairro de Santa Cruz terá terminal do BRT Transoeste

A Prefeitura do Rio anunciou as obras de construção do Terminal Bairro Imperial Santa Cruz, no BRT Transoeste. A nova estrutura substituirá a antiga estação Santa Cruz e será a quinta a ser transformada em um amplo e espaçoso terminal. O projeto está orçado em R$ 84,2 milhões, e o prazo para a conclusão das obras será de dois anos após o fim do processo licitatório. Em março deste ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, já tinha iniciado as obras de outros quatro terminais: Mato Alto, Magarça, Pingo D’Água e Curral Falso.

“Todos esses terminais terão melhores condições para a população. Aqui, nós tínhamos projetado uma ampliação do terminal existente, mas percebemos que iríamos aumentar o problema. Então, decidimos mudar para o projeto de um novo terminal”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O projeto do novo Terminal Bairro Imperial Santa Cruz prevê uma área de mais de 13,2 mil metros quadrados. Serão três pavimentos com aproveitamento de iluminação e ventilação naturais. A megaestrutura terá capacidade para receber até 14 ônibus articulados do sistema BRT, dez ônibus convencionais e oito vans. No nível superior, os usuários poderão aguardar os veículos em uma área de estar com bancos e jardins. Já o acesso inferior contará com lojas.

As obras preveem, ainda, a construção de 13 sanitários públicos, rampas de acessibilidade, bicicletário para o armazenamento de até 300 bicicletas, estacionamento para 105 veículos e 50 motos, além de pistas exclusivas para os ônibus BRT e melhorias no sistema viário das ruas Felipe Cardoso, Barão de Laguna e Dom Pedro I.

“É um terminal em três níveis e o acesso se dá tanto pelo nível superior quanto pelo inferior, enquanto os ônibus do BRT e alimentadores entram no nível intermediário. O novo terminal terá total acessibilidade e melhoria de todo o sistema viário no entorno. O usuário terá todo conforto e segurança”,  disse a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

Foto: Divulgação/ Preferitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: