Recuperação dos bondes de Santa Teresa deve concluída em 2024

A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e da Central Logística iniciaram as obras de recuperação do sistema de bondes de Santa Teresa. Ao final das intervenções, o sistema voltará a contar com seu trajeto original, beneficiando mais de 40 mil pessoas. O investimento total para a reconstrução do sistema é de R$ 69,8 milhões, e a previsão de conclusão das obras é de 360 dias.

O cronograma da obra será iniciado com a mobilização de equipamentos e de mão de obra, trabalho topográfico e aquisição de materiais, que já está sendo providenciada pela empresa responsável. Após essas etapas, será feita a implantação do canteiro de obras e o início das remoções, demolições e escavações.

As obras incluem a recuperação dos mais de 6 quilômetros de extensão dos ramais Paula Mattos e Silvestre, paralisados há mais de dez anos, e a reforma da oficina de manutenção dos bondes. Sendo assim, a via permanente será totalmente reconstruída, com a remoção do pavimento, trilhos, placas e outros itens desgastados, que serão substituídos por novos. Além disso, a rede elétrica será reformada, com a retirada de antigos postes de ferro e a instalação de postes de concreto.

Este ano, o número de usuários transportados pelo bonde já superou 2023, com mais de 420 mil embarques até outubro.

Após 22 anos, equipe de motorneiros será renovada pela primeira vez

Por meio da Central Logística, a Setram promoveu o primeiro processo de renovação de motorneiros desde a fundação da empresa pública, em 2001. O treinamento dos 16 novos motorneiros que vão ingressar no sistema entrou na etapa final. Após fases teóricas, que englobaram o aprofundamento do regulamento da operação dos bondes, técnicas, condutas e segurança em eletricidade, os profissionais passam por um treinamento prático minucioso, sob a supervisão dos mais experientes, visando garantir a segurança e o bem-estar dos passageiros. Além dos novos profissionais, a equipe também vai passar a contar com 16 auxiliares e dois supervisores.

Com o reforço, será possível reduzir os intervalos e aumentar o horário de funcionamento dos bondes, que, atualmente, circulam das 8h às 17h durante a semana e das 9h às 16h aos sábados, domingos e feriados. O intervalo é de 20 minutos. Após as obras de recuperação dos ramais e a consequente expansão do sistema, será avaliado o aumento do número de bondes.

A tarifa do transporte é de R$ 20 ida e volta, com direito ao reembarque em ambos os sentidos no mesmo dia (um na ida e um na volta). Vale lembrar que, para moradores previamente cadastrados, estudantes da rede pública, pessoas acima de 65 anos e portadores do Vale Social, o embarque é gratuito.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: