Linha Vermelha terá faixa exclusiva para acesso à Ilha do Governador e ao Galeão

A CET-Rio anunciou, nesta segunda-feira (8), a implementação de uma faixa exclusiva na Linha Vermelha, sentido Baixada, entre a Ponte Oswaldo Cruz (Linha Amarela) e o acesso para a Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. A mudança ocorre em função do aumento dos voos previstos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, e o consequente aumento do fluxo viário na região. O início da operação está previsto para o fim de janeiro, quando as obras do programa Asfalto Liso forem finalizadas e toda a sinalização horizontal e vertical estiver instalada.

Em 2023, a distribuição do fluxo viário da Linha Vermelha estava dividida, com um terço dos veículos indo em direção à Ilha do Governador (30.000 veículos/dia) e dois terços em direção à Baixada (60.000 veículos/dia). Já em 2024, é esperado um aumento de cerca de 30% no volume diário médio de veículos para a Ilha.

O conceito da faixa exclusiva é organizar os fluxos e proporcionar maior fluidez tanto para quem vai em direção à Ilha quanto para quem vai em direção à Baixada. Segundo a CET-Rio, das quatro faixas existentes no trecho, apenas uma será dedicada à Ilha do Governador, o que não prejudicará os veículos em direção à Baixada.

O acesso à faixa exclusiva deverá ser feito apenas por veículos provenientes da Linha Vermelha e com destino à Ilha do Governador e ao aeroporto. Para garantir que a faixa exclusiva seja respeitada, a fiscalização eletrônica será implantada. O sistema de fiscalização será realizado por meio de leitura dupla das placas, ou seja, os veículos que utilizarem a faixa exclusiva deverão obrigatoriamente seguir para a Ilha do Governador; caso sigam para a Baixada, o sistema detectará que houve evasão da faixa exclusiva.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: