CMRJ pede atenção na compra e instalação de kit gás veicular

A explosão do cilindro de um veículo movido a Gás Natural Veicular (GNV) enquanto abastecia em um posto de combustível no bairro de Santíssimo, na Zona Oeste, que deixou duas pessoas feridas, acendeu o sinal de alerta em milhares de motoristas em relação à segurança na hora da compra e da instalação dos chamados kit-gás.

De acordo com a presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, vereadora Vera Lins (Progressistas), a preocupação dos usuários que utilizam o GNV como combustível é mais do que necessária, já que, por vezes, para economizar, muitos optam em procurar oficinas de fundo de quintal que não estão qualificadas para executar o serviço dentro das especificações exigidas.

“Todo o cuidado é pouco na hora de instalar o kit gás. É importante que o consumidor observe na hora da instalação do equipamento se a empresa possui o registro de certificação do Inmetro, que tem que ficar localizado em local de fácil visualização. Caso não esteja, ele deve pedir ao proprietário para ver o certificado. Além disso, os equipamentos como cilindros, suporte do cilindro, válvulas de segurança, abastecimento e do redutor de pressão, também devem estar certificados pelo órgão; isso sem falar na responsabilidade do proprietário em respeitar o prazo de validade dos equipamentos para evitar qualquer tipo de acidente como o ocorrido em Santíssimo”, explicou.

Vera lembra ainda da obrigatoriedade de realizar o reteste do cilindro a cada 5 anos, ou no caso do veículo ter se envolvido em algum tipo de acidente por menor que seja. Para isso, o proprietário deve procurar um Organismo de Inspeção (OI) para verificar se está tudo dentro das normas exigidas e, em seguida, pegar o certificado para realizar a vistoria anual do veículo.

O consumidor que quiser reclamar ou denunciar um direito violado pode fazê-lo através do Facebook, no endereço https://m.facebook.com/ComissaoMunicioalDeDefesaDoConsumidorRJ e registrar sua reclamação. Ele também pode encaminhá-la pelo e-mail consumidor@camara.rj.gov.br, e postá-la no sitewww.camara.rj.gov.br clicando no “reclame aqui” do link da Defesa do Consumidor, ou através do 0800 285 2121.

Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: