Sinalização sobre restrição de caminhões na Av. Brasil é instalada

A CET-Rio iniciou a instalação da sinalização sobre a restrição da circulação de caminhões na Avenida Brasil, que entra em vigor no dia 16 de março. A Companhia está colocando faixas e galhardetes para que os motoristas não tenham dúvida quanto aos dias e horários relativos a essa proibição. Para orientar os motoristas sobre os trechos restritos, mensagens nos painéis também vão informar sobre as alterações implantadas.

Os trechos e horários de restrições à circulação de caminhões são:

Todos os dias, das 4h às 22h:

Pista central, em ambos os sentidos

Trecho: entre Irajá e Caju

Dias úteis, das 5h às 9h:

Pista lateral, sentido Centro, a partir do dia 18 de março

Trecho: entre Irajá e Caju

Dias úteis, das 16h às 20h

Pista lateral, sentido Santa Cruz

Trecho: entre Caju e Ramos

A fiscalização do cumprimento da nova regra será efetuada por meio de equipamentos de fiscalização eletrônica ao longo dos trechos, bem como por agentes da Guarda Municipal atuando em viaturas e posicionados nas passarelas.

A Avenida Brasil é a principal via estrutural da cidade, com volume diário médio de 200 mil veículos no trecho de maior concentração de tráfego, compreendido entre Parada de Lucas e o Caju. No pico da manhã, entre 6h e 9h, no sentido Centro, os caminhões e carretas, considerando a equivalência desses veículos com os de passeio, representam 32% do volume de automóveis no mesmo período. Na parte da tarde, entre 16h e 19h, esse percentual é de 26,5%.

A Avenida Brasil tem extensão de cerca de 55 km por sentido. A restrição na pista central será efetuada em trecho de aproximadamente 14 km. Quanto às pistas laterais, em que as restrições serão aplicadas somente nos dias úteis, a restrição no sentido Santa Cruz será em trecho de aproximadamente 6 km, enquanto no sentido Centro o trecho restrito terá cerca de 14 km.

A definição pela implantação dessas medidas levou em consideração estudos baseados no fluxo viário na Avenida Brasil, na participação dos caminhões observando-se as suas características de circulação, assim como nos dados sobre ocorrências (enguiços e panes em geral, acidentes, bloqueios, etc.), que causam maior impacto no trânsito e levam maior tempo para serem resolvidas, quando comparadas com as mesmas situações envolvendo veículos de menor porte.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: