Novo Sistema Integrado da Av. Brasil entra em operação neste sábado

Com o objetivo de melhorar o fluxo do trânsito, diminuir congestionamentos e acidentes, a partir de sábado, além do corredor Transbrasil entra em operação o novo Sistema Integrado de Controle e Emergência da Avenida Brasil, em paralelo ao trecho da Transbrasil de Deodoro ao Terminal Gentileza. A via ganhará novos equipamentos, sinalizações, além do aumento da força de trabalho. O sistema foi detalhado durante coletiva à imprensa, no Centro de Operações Rio (COR), nesta quinta-feira (28/03).

“Aqui, no Centro de Operações, terá uma coordenação específica para a Avenida Brasil. Estamos implantando diversas câmeras na Avenida Brasil, num total de 186 câmeras. O trecho entre o Terminal Deodoro e o Terminal Gentileza será completamente monitorado por vídeo, os guardas municipais poderão aplicar qualquer tipo de multa utilizando as câmeras”, explicou o chefe-executivo do COR, Marcus Belchior.

O sistema integrado funcionará no Centro de Operações Rio (COR) e vai contar com vários órgãos municipais, como CET-Rio, Mobi-Rio, Secretaria de Conservação, Comlurb, Secretaria de Ordem Pública (Seop) e Guarda Municipal.

A CET-Rio vai reforçar a operação de tráfego na Avenida Brasil, quando passam a valer as regras de operação da calha do BRT. A faixa junto ao canteiro central será de uso exclusivo do BRT, entre Deodoro e o Caju. Já a faixa seletiva (adjacente à faixa exclusiva), entre Irajá e Margaridas e o Caju, será dedicada aos ônibus, táxis e veículos de emergências (ambulâncias, bombeiros, polícia, operação e fiscalização de trânsito).

De acordo com a nova operação, a CET-Rio ainda passará a contar com reforço de equipes e reboques em suas duas bases operacionais na Avenida Brasil: uma localizada em Benfica, e a outra em Irajá, na altura do Trevo das Margaridas, que foi instalada prevendo o aumento de demandas com o fim das obras e permitindo uma melhor distribuição dos recursos e otimização dos deslocamentos das equipes ao longo de toda a via.

A operação passará a contar com 35 operadores de trânsito, 18 motocicletas, nove veículos operacionais e um caminhão munck. Também estarão disponíveis 16 reboques para rápida desobstrução da via em caso de qualquer necessidade. Até julho, haverá um acréscimo tanto de equipamentos, como a utilização total de 25 reboques e 29 motocicletas, quanto da força de trabalho.

Os reboques ficarão distribuídos ao longo da via em posições estratégicas, próximos dos pontos onde há o registro de maior quantidade de ocorrências com base nos dados de atendimentos realizados, o que permitirá uma otimização no tempo de deslocamento desses veículos.

As ações de monitoramento serão intensificadas através de rondas dos motociclistas e picapes, permitindo rápida identificação de qualquer ocorrência que possa interferir na fluidez no trânsito e imediato acionamento dos recursos necessários, como os reboques por exemplo.

Além das equipes em campo, também haverá reforço na operação de monitoramento, que contará com um total de 186 câmeras. No COR haverá uma equipe dedicada exclusivamente às ações na Avenida Brasil, com um monitoramento contínuo e em tempo real das condições de fluidez do trânsito e identificação visual de eventuais interferências na via, permitindo o direcionamento imediato e preciso das equipes na pista e o rápido acionamento de outros órgãos como bombeiros ou polícia, caso necessário.

Outra medida é a instalação de ampla sinalização vertical e horizontal, como pintura das pistas e instalações de placas, segregadores e pictogramas, com o objetivo de orientar os condutores sobre quais veículos são autorizados a transitar sobre o pavimento rígido (concreto), os limites de velocidade em cada trecho, e todas as informações necessárias para orientar os motoristas. Faixas e painéis de mensagens variáveis também irão reforçar a comunicação informando sobre as alterações viárias.

Importante destacar que a CET-Rio dispõe do telefone 0800 2828 664 (ligação gratuita) para o atendimento de emergência em caso de acidente e/ou enguiço mecânico. O serviço funciona 24 horas por dia durante todos os sete dias da semana.

Multa por trânsito de veículos não autorizados nos corredores

De acordo com o Art. 184 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), os veículos que transitarem na faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente cometem infração de natureza gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: