Solicitação de Passe Livre intermunicipal pode ser feita pela internet

As pessoas com necessidades especiais e comprovadamente carentes podem requerer o benefício do Passe Livre pela internet. O programa que garante a gratuidade no transporte coletivo interestadual a este público conta com um site adaptado aos  padrões internacionais de acessibilidade, que permitem uma navegação livre e sem limitações às pessoas com deficiência.

Todo o processo pode ser feito online, desde o preenchimento dos formulários padrão do Passe Livre até o envio dos documentos, do atestado médico e da foto 3×4. Com isso, o interessado pode escolher se vai fazer a solicitação manual ou via web. O mesmo procedimento também pode ser feito por quem deseja renovar o benefício. Adaptado com recursos de tecnologia assistiva, ou seja, compatível com os principais navegadores da internet, o site traz soluções como leitor de tela para cegos e pessoas com deficiência visual parcial, e tradutor de libras para deficientes auditivos.

O portal do Passe Livre também é acessível a deficientes visuais em qualquer computador, já que o código HTML é adaptado para todos os programas de leitura de tela utilizados por eles. Os deficientes com perda total da visão podem usar um software que faz a leitura do conteúdo. Para as pessoas com baixa visão foi criada uma lupa virtual, que aumenta o tamanho da fonte dos textos.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: