Em três anos, mais de 42 milhões de pessoas usaram o VLT

O VLT carioca completa três anos de operação no Centro e Região Portuária, com um total de 380 mil viagens em que foram transportados mais de 42 milhões de passageiros. Diariamente, cerca de 80 mil pessoas andam de VLT nas 530 viagens realizadas em suas duas linhas, passando por 26 paradas. Só nos finais de semana, são mais de 40 mil passageiros. Segundo pesquisa do Datafolha, o sistema tem 92% de aprovação dos usuários.

Para completar o percurso, a concessionária ainda aguarda autorização da Prefeitura para operar a Linha 3, trecho que ligará a Central do Brasil ao aeroporto Santos Dumont, via Avenida  Marechal Floriano em dez paradas. Serão três novos pontos de embarque no percurso: Cristiano Ottoni-Pequena África (na praça de mesmo nome, também na região da Central), Camerino-Rosas Negras (na Marechal Floriano, próxima à rua de mesmo nome) e Santa Rita-Pretos Novos (também na Marechal Floriano, à altura da igreja homônima). Os nomes são uma homenagem a ícones da cultura africana, batizados em consenso com o Iphan e entidades do movimento negro e sociedade civil.

De acordo com a concessionária, no último ano, com as duas linhas em funcionamento, o VLT apresentou um crescimento de 35% no número de passageiros transportados. Em três anos, a taxa de evasão de 11 a 13%, é bem inferior ao de sistemas europeus, por exemplo. São quase 2 milhões de quilômetros rodados pelas composições o que equivale a mais de 5 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Por dia, os VLTs percorrem em média 2.800 km, ou mais de 6 vezes a distância entre Rio e São Paulo.

Entre as paradas e estações, o maior movimento está na Central, que reúne conexões com metrô, trens e terminais de ônibus municipais e intermunicipais e representa em média 13% do fluxo de passageiros. Entre as paradas de maior fluxo estão também Colombo (integração entre linhas do VLT) e Santos Dumont (aeroporto), que confirmam a vocação integradora do projeto. Além delas, completam as cinco primeiras as paradas Museus e Navios, na região do Boulevard Olímpico.

O presidente do VLT Carioca Marcio Hannas destaca ainda a característica sustentável do projeto. “Um VLT é capaz de retirar mais de 300 carros das ruas, o que além de melhorar o trânsito no Centro da cidade, ainda é uma alternativa de mobilidade sustentável, já que utiliza apenas fontes de energia renovável”, explica.

Foto Divulgação/Alex Ferro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: