Motorista invade pista do BRT Transoeste e carro é arrastado

Um carro de passeio foi arrastado por cerca de 100 metros por um ônibus do BRT depois de  invadir a faixa exclusiva na altura da estação Ilha de Guaratiba, no sentido Barra da Tijuca, no início da manhã desta segunda-feira (13/01). De acordo com testemunhas, o coletivo conseguiu parar logo antes do túnel da Grota Funda. O motorista, não identificado, que estava preso nas ferragens, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros em estado moderadamente grave e encaminhado para o hospital municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.

Segundo o Consórcio BRT, em 2019, foi registrada uma média de dez acidentes por mês causados por imprudência de motoristas de carros de passeio. Em dezembro, foram 12 ocorrências. O índice de acidentes por milhão de quilômetros rodados, projetado para três por mês, chegou a 6,25 em maio, quando 15 ônibus foram atingidos por veículos.

O ônibus articulado tem peso consideravelmente maior do que os ônibus convencionais e, por isso, precisa de mais tempo e espaço para realizar a frenagem total, o que torna a conversão proibida nas pistas exclusivas ainda mais perigosa.

O Consórcio BRT Rio lembra que a circulação de qualquer outro veículo, que não os ônibus articulados, pelas pistas do BRT, além de acarretar um risco enorme de acidentes graves, descaracteriza esse modal de alta capacidade, que conta com os corredores exclusivos para alcançar seu principal objetivo: o transporte rápido de passageiros. “Os constantes acidentes impactam o planejamento e os intervalos entre os serviços, afetando a operação com desvios, por exemplo”, ressalta o Consórcio.

Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: