Seis estações do BRT foram vandalizadas neste fim de semana

No último fim de semana, seis estações do BRT sofreram vandalismo. As estações Aracy Cabral e Vaz Lobo (Transcarioca), Riomar, Santa Mônica Jardins, Pedra de Itaúna e Riviera (Transoeste) foram depredadas ou tiveram equipamentos furtados.

A estação Riviera, que ficou fechada para reformas na semana passada e seria reaberta nesta segunda-feira (03/08), teve os cabos de energia roubados no domingo (02/08) e só poderá ser reaberta nesta terça-feira (04/08). A estação Vaz Lobo, que está sendo reformada durante a madrugada, também foi alvo da ação de criminosos.

Na semana passada, as estações Riocentro, no corredor Transolímpica, e Penha 1 e Penha 2, no Transcarioca, e o Terminal Santa Cruz, no corredor Transoeste foram vandalizadas.

De acordo com o consórcio BRT, desde abril, cerca de 100 estações foram alvo de vândalos. Atualmente, o BRT tem 34 estações fechadas por causa de depredação.

Os furtos e atos de vandalismo afetam ainda a qualidade do serviço, que já vinha se deteriorando antes da pandemia. “Em que pese os graves problemas financeiros que estamos esforçando para recuperar e reformar estações, porém chegamos a um ponto insustentável”, afirma o presidente executivo do BRT Rio, Luiz Martins.

Martins ressalta que a segurança em terminais e estações é atribuição do poder público, conforme estabelece a legislação. “Não é mais possível conviver com esse tipo de situação. Precisamos do apoio urgente do poder público para conter essa onda crescente de vandalismo e furtos, sob o risco de não conseguirmos mais reverter esse quadro deplorável”, acrescenta Luiz Martins.

Os operadores do BRT não têm poder de polícia, da mesma forma que os motoristas também não têm. Coibir transgressões, delitos e crimes de qualquer natureza é atribuição das forças policiais.

Foto: Divulgação BRT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: