Quatro estações do BRT foram vandalizadas neste fim de semana

Na madrugada desta segunda-feira (10/08), a estação Pontal do BRT teve a bilheteria e as máquinas de autoatendimento depredadas por vândalos. No fim de semana, dois homens foram presos por danificar estações do BRT. Um deles foi detido quando furtava cabos elétricos na manhã de domingo (09/08), na estação Aeroporto de Jacarepaguá. Ele foi encaminhado para a 16ª DP. Outro já havia sido preso pelo mesmo crime na estação Centro Metropolitano, na última sexta-feira.

Ambos foram flagrados pela equipe de monitoramento no Centro de Controle Operacional (CCO), através do sistema de câmeras, que acionou os agentes do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis). No sábado, em outro caso, a estação Pedro Correa ficou horas sem energia após furto de cabos.

Segundo o Consórcio BRT Rio, desde março, 39 criminosos foram presos por roubo ou furto nas estações e terminais do BRT Rio. “Desde fevereiro, o BRT Rio conta com o Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis), com policiais militares que patrulham as estações e terminais. Esse apoio é fundamental, mas precisamos que o poder público intensifique a atuação para conter essa onda crescente de vandalismo e furtos”, afirma o presidente executivo do BRT Rio, Luiz Martins.

Desde abril, cerca de 100 estações foram alvo de vândalos e bandidos. Hoje, o BRT tem 33 estações fechadas por causa de depredação ou furtos de equipamentos. “É importante destacar que a segurança em terminais e estações é atribuição do poder público, conforme estabelece a legislação”, conclui.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: