Prefeitura poderá multar ônibus usando dados do GPS

A Prefeitura poderá multar os consórcios do Sistema de Transporte Público por Ônibus (SPPO) por meio de uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) que monitora os dados de GPS dos veículos. A medida entrará em vigor no dia 16 de julho.

Os painéis, conhecidos como dashboards, informam com precisão a localização dos ônibus e permitem aos técnicos da SMTR saber se as empresas estão operando com a frota determinada para cada linha no dia a dia.

Para a aplicação de infrações do código disciplinar do SPPO não serão considerados em operação os veículos identificados dentro da garagem, parados por mais de 30 minutos no mesmo ponto, ou que estejam realizando um trajeto diferente do determinado para a linha. A frota operante será comparada com a frota determinada do dia da análise, levando-se em consideração a margem tolerável. A avaliação acontecerá nos horários de pico da manhã e da tarde.

Além de trazer essas informações, a ferramenta permite ainda que a população possa consultar sobre a circulação das linhas de ônibus para saber quantos veículos estão operando em cada faixa de horário. Os dados podem ser acessados pelo site da Secretaria Municipal de Transportes (http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr) na área “Transparência da Mobilidade”.

Planejamento da operação

De acordo com a Prefeitura, o sistema de monitoramento auxilia também no planejamento das operações dos ônibus. Com informações sobre o número de passageiros transportados por cada linha e a frota em circulação, é possível prever a necessidade de aumento ou redução do número de ônibus em determinados dias.

“A ferramenta nos dá uma visão mais clara e rápida sobre o funcionamento do sistema e das necessidades dos usuários. Este avanço tecnológico é fundamental para otimizar o trabalho da SMTR. Não vamos mais precisar, necessariamente, de fiscais nas ruas contando ônibus para multar a linha. Nosso time de fiscalização pode se concentrar em funções mais nobres”, explicou a secretária da pasta Maína Celidonio.

Com informação da Prefeitura

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: