Após afundamento da pista, faixa da Av. Niemeyer é interditada

Uma faixa de circulação da Avenida Niemeyer foi interditada na altura do número 228, para recuperação do sistema de drenagem que passa por baixo da pista. As obras emergenciais foram iniciadas nesta quarta-feira (16/06).

Além do reparo na altura do número 228, há intervenções em andamento num trecho próximo ao Hotel Sheraton. Em ambos os locais, a via fica com uma faixa de circulação para veículos, funcionando em esquema siga e pare.

Das 6h30 às 10h30, nos dias úteis, é implantada faixa reversível, com a Avenida Niemeyer funcionando somente no sentido São Conrado-Leblon. Nos demais horários, a via permanece em mão dupla.

Nos locais das intervenções estão atuando oito operadores de tráfego para execução das manobras operacionais e orientação aos motoristas.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, as obras de contenção na encosta estão na fase final. Cerca de 90% dos trabalhos já foram executados e a intervenção deve ser concluída no mês que vem.

Em janeiro, depois de um serviço de limpeza preventiva na encosta, foram retiradas mais de 30 toneladas de resíduos e identificada a necessidade da obra emergencial.

MP quer fechamento da via

Na última segunda-feira, o Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) participou de uma audiência de conciliação no Superior Tribunal de Justiça, que suspendeu uma decisão anterior do Tribunal de Justiça do Rio acerca do fechamento da via. A ação foi movida após as fortes chuvas ocorridas em fevereiro de 2019, que provocaram deslizamento de terra e deixaram dois mortos.

Na reunião, o MPRJ disse que o município “ainda não demonstrou a suficiência das intervenções ditas realizadas, uma vez que as suas alegações não são sequer acompanhadas de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), notoriamente exigível para qualquer obra de engenharia”.

Embora a prefeitura tenha realizado obras de contenção, essas intervenções “não garantem a estabilidade das encostas na região”, no entendimento dos técnicos do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ). O MPRJ reivindica que o STJ volte atrás na suspensão da decisão que determinou a interdição da via.

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: