BRT reabre estação Cardoso de Moraes, no corredor Transcarioca

A estação do BRT Cardoso de Moraes, no corredor Transcarioca, foi reaberta nesta sexta-feira (16/07). A parada, que estava desativada desde maio de 2020, devido a vandalismo e furto de equipamentos, é a segunda a ser totalmente reformada desde o início da intervenção.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a equipe que trabalhou no projeto levou em conta problemas graves do sistema, como depredação e calote. Os pontos considerados frágeis no modelo anterior foram mudados.

As principais alterações são a substituição dos painéis e portas de vidro por chapas metálicas vazadas – o que evita o alto índice de quebra de vidros e permite a ventilação natural; fiação embutida e mecanismos das portas blindados; alarmes luminosos e sonoros das portas, indicando a abertura e o fechamento delas, para a segurança dos usuários; e trava automática das portas (só destrava quando o BRT para na estação).

As obras incluíram o fechamento do acesso ao forro e à cobertura. A entrada é possível apenas pelas catracas próximas à bilheteria, que foi reformada. Entre os serviços executados estão ainda pinturas interna e externa, novas instalações elétricas e programação visual, reforço na iluminação e colocação de guarda-corpos.

Todas as mudanças implementadas na estação visam à redução dos custos com vandalismo e furto, cuja média mensal em todo o sistema é de R$100 mil. O processo de reforma e reabertura gradativa das outras 44 estações fechadas segue em ritmo intenso. Até o final de setembro, todas serão entregues à população.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: