Universitários cobram volta do passe livre, suspenso na pandemia

Estudantes de instituições de ensino superior ocuparam a sede da Prefeitura do Rio de Janeiro em protesto contra a suspensão do bilhete único universitário. O benefício foi cortado no início da pandemia de Covid-19, quando entraram em vigor as medidas de isolamento social. Os manifestantes disseram que algumas universidades privadas já retomaram as aulas presenciais e que, mesmo nas públicas, há atividades de estágio e pesquisa que exigem o comparecimento ao local.

Os universitários afirmam que estão há um ano e cinco meses cobrando a retomada do bilhete único universitário por meio de ações variadas, como um abaixo assinado e uma manifestação em frente à prefeitura. Segundo o grupo, sem resposta do município, optaram por ocupar o prédio da Prefeitura.

Por meio de uma postagem nas redes sociais, o DCE da UFRJ lamentou a situação. “Diversos estudantes já estão tendo aula, estágios, pesquisa e extensão e mesmo assim continuam sem ter seu direito garantido”, diz o texto.

No ano passado, durante as eleições municipais, o prefeito Eduardo Paes prometeu retomar o benefício. “É uma conquista importante para uma garotada que está na universidade e que consegue ter mobilidade na cidade graças ao bilhete único. Quero assumir o compromisso com essa turma que o bilhete único universitário vai voltar”, disse Paes durante a campanha.

A Prefeitura disse em nota se sensibilizar com os estudantes e afirmou estar empenhada na busca por uma solução. “Neste momento, já descartamos dar subsídios para as empresas de ônibus, assim como não é possível aumentar a tarifa para promover um equilíbrio do contrato”, acrescenta o texto.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: