Audiência pública sobre bilhetagem digital será nesta 5ª feira

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) promove nesta quinta-feira (12/08) audiência pública sobre a concessão da bilhetagem digital do sistema de transporte público coletivo. O evento, em formato híbrido, será realizado na Câmara Municipal do Rio, das 10h às 12h, e será aberto à população.

“O objetivo é dar transparência ao processo, promover ampla discussão sobre o assunto, ouvir a população, tirar dúvidas e colher contribuições ao projeto, visando assegurar o interesse público e coletivo na elaboração do edital de licitação, previsto para ser publicado no dia 03 de setembro”, afirmou a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

A participação na audiência pública poderá ser presencial, limitada ao número de assentos disponíveis, ou virtual, por meio do canal da Câmara Municipal no Youtube. https://www.youtube.com/channel/UCmkgkpuRbUGzwLSpnV2nevQ

Todas as perguntas serão respondidas durante a audiência ou posteriormente. O endereço da Câmara Municipal é na Praça Floriano, s/nº – Cinelândia.

Informações sobre a audiência

Já está disponível na página da SMTR o material com orientações para a audiência. Além do termo de referência – projeto elaborado a partir dos estudos técnicos preliminares, a secretaria anexou outros documentos, como um glossário, que ajuda na compreensão de termos técnicos que envolvem a licitação; um quadro de indicadores de desempenho, que tem como objetivo acompanhar, medir e controlar os serviços prestados por meio de avaliações trimestrais; informações sobre a modelagem econômico-financeira, em que são detalhados os tipos de receitas previstas; diretrizes de proteção de dados pessoais, para a preservação da privacidade dos usuários e critérios para a interoperabilidade de sistemas de bilhetagem, para facilitar a integração com diferentes meios de transportes. Há também informações sobre os riscos do contrato, que falam sobre as responsabilidades da concessionária e do poder concedente, que é a prefeitura do Rio.

Os interessados também podem acessar, na mesma página, um formulário, que estará disponível até o dia 25 de agosto, para comentários sobre a contratação ou perguntas sobre o termo de referência e os anexos da licitação da bilhetagem digital. A interação poderá ser feita antes ou após a audiência pública. Todos os documentos estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Transportes. Confira aqui.

Sobre a Bilhetagem Digital

Segundo a Prefeitura, entre as vantagens para os usuários, serão aceitos diversos meios de pagamento, como cartão bancário, QR Code, celular e pix. Há também a possibilidade de utilização de todos os cartões na integração com qualquer outro tipo de transporte, cujo serviço será ampliado gradualmente, incluindo Bike Rio e Taxi.Rio. Haverá ainda facilidade na recarga e na troca de cartões e também na recuperação de créditos. O usuário poderá controlar a sua conta por meio de aplicativo e receberá o primeiro cartão gratuitamente.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: