Furto de cabos afeta circulação do MetrôRio e SuperVia

Os furtos de cabos e problemas na sinalização dos trens Metrô e da Supervia têm paralisado a operação, causando superlotação nas estações e atrasos. Por volta das 7h30 desta terça-feira (31/08), a circulação dos trens do metrô foi interrompida entre as estações de Tomás Coelho e Del Castilho, devido a um problema de energia. A linha 2 chegou a operar parcialmente entre as estações de Botafogo até Maria da Graça. A situação foi normalizada uma hora depois. Na estação Pavuna, o acesso à plataforma chegou a ser fechado.

Problemas no ramal Japeri

De acordo com a Supervia, às 8h40, foi normalizada a circulação no ramal Japeri. Mais cedo, em função do agravamento de ações de furto de cabos e equipamentos em vários pontos do ramal, os trens operaram com atraso devido à necessidade de aumento da distância entre as composições por medida de segurança, já que o controle está sendo feito via rádio. Os maquinistas aguardaram ordem de circulação.

Nesta segunda-feira (30/08), a circulação do ramal Japeri e a extensão Paracambi foi suspensa pela SuperVia às 16h15 depois de mais um registro de arrombamento de instalações e furto de materiais de sinalização na região de Nova Iguaçu. Segundo a concessionária, a operação no ramal Japeri e a extensão Paracambi foi retomada, às 19h15, depois de 3h de suspensão.  

Ainda segundo a concessionária, no primeiro semestre deste ano, houve 364 ocorrências de furtos de cabos de energia e de sinalização no sistema ferroviário, totalizando mais de 14 mil metros de cabos retirados indevidamente do sistema. Desde o início do ano, já foi gasto mais de R$ 1 milhão com recuperação do sistema de sinalização devido a esses crimes. “Os casos são comunicados às autoridades competentes e registrados na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF)”, diz a nota da empresa.

Foto: Reprodução redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: