Pelo terceiro dia, ramal Japeri tem serviço interrompido

A operação do ramal Japeri e extensão Paracambi foi interrompida pelo terceiro dia consecutivo, nesta quarta-feira (1º/09). Segundo a Supervia, às 9h a circulação dos trens foi normalizada. A empresa disse ainda que a suspensão do serviço foi causada pelo furto de cabos. As consequências para os passageiros são os atrasos, trens e estações superlotadas.

Nesta terça-feira (31/08) circulação dos trens do ramal Japeri foi também paralisada das 16h às 19h45. De acordo com a Supervia, foram registrados furtos – dessa vez foram mais de 200 metros de cabos de sinalização nas regiões de Nova Iguaçu e Queimados, além de novos episódios de vandalismo contra equipamentos que auxiliam no sistema de sinalização em Edson Passos. “A concessionária ainda enfrenta a consequência do arrombamento de instalações e furto de materiais na região de Nova Iguaçu, ocorridos na segunda-feira (30/08). Os criminosos levaram seis relés, peças que garantem a inteligência do sistema de sinalização e são responsáveis pelos sistemas lógicos de fechamento e abertura automática de sinais para os trens em todo o ramal”, disse a nota da empresa.

Para resolver o problema, a SuperVia informou que está iniciando um convênio com a Polícia Militar por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Nele, policiais militares serão contratados para reforçar o patrulhamento no sistema ferroviário em seus dias de folga. Além disso, a concessionária disse que está ampliando ações de inteligência e trocou a empresa que fornece os agentes de controle. Eles fazem rondas em todo o sistema, mas não têm poder de polícia para atuar.

Comissão entra com ação no MP e cobra da supervia medidas de segurança

Os constantes atrasos dos trens da Supervia que prejudicam diariamente milhares de trabalhadores são alvo da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio. O deputado Dionísio Lins (Progressista) presidente da comissão, envia nesta quarta-feira (1º/09) para a presidência da empresa, oficio, cobrando as medidas que estão sendo adotadas para evitar que esses atrasos se tornem constantes na vida dos usuários. O parlamentar vai entrar também com uma representação junto a 4° Promotoria de Tutela Coletiva de Defesa do Contribuinte, do Ministério Público estadual, pedindo que seja feita uma investigação rigorosa sobre os constantes problemas diários apresentados pelos trens da Supervia. Dionísio pede ainda que seja realizada um ajuste de conduta entre as partes envolvidas.

“Não é de hoje que estamos cobrando providências junto ao Poder Público para que essa concessionária atue de maneira no mínimo satisfatória junto à população. Sabemos que o roubo de cabos já virou uma rotina tanto na Supervia como no metrô. Mas não se pode ficar de braços cruzados diante do que vem ocorrendo. Estamos cobrando as medidas que a empresa irá aplicar para pelo menos minimizar a situação. Por que eles não solicitam à Policia Militar que ela atue de forma mais presente ao longo da via que margeia as estações? A empresa poderia também fazer um levantamento das áreas com maior incidência de furtos, além de intensificar a segurança de sua malha ferroviária não só com rondas, como também com o uso de drones durante o dia e à noite para tentar identificar essas quadrilhas”, detalhou.

 Dionísio afirmou também que não é justo nem decente por parte de uma concessionária como a Supervia, detentora de um serviço tão importante, simplesmente não ter um plano de emergência para atuar em conjunto com as empresas de ônibus para transportarem passageiros nessas situações que contribua para reduzir as aglomerações nas estações, facilitando assim o deslocamento das pessoas.

Foto: Reprodução redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: