‘Passaporte da vacina’ começa a ser exigido a partir desta 4º feira

A apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para entrar em ambientes fechados de uso coletivo será obrigatório a partir desta quarta-feira (15/09).

Os locais em que a apresentação do certificado de imunização é obrigatório são:

– academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e clubes sociais;

– vilas olímpicas, estádios e ginásios esportivos;

– cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação;

– atividades de entretenimento, exceto quando expressamente vedadas;

– locais de visitação turísticas, museus, galerias e exposições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in;

– conferências, convenções e feiras comerciais.

Bares, restaurantes, shoppings e lojas não foram incluídos no decreto que exige o passaporte, desde que respeitando as regras de distanciamento social já em vigor.  Não é necessário também mostrar o passaporte no transporte coletivo.

Como obter o passaporte da vacina

A comprovação pode ser feita através da caderneta de vacinação em papel, recebida no momento da vacinação ou pelo aplicativo ConecteSUS, que também mostra a carteirinha digital. Para acessá-lo, é necessário se cadastrar com o número de inscrição do SUS. Em seguida, clicar no ícone de vacina e apertar em cima das doses administradas. O usuário deve seguir para o detalhamento das doses administradas e depois em certificado de vacinação. Então ficará disponível o comprovante da imunização, com todos os dados da pessoa, as doses das vacinas, com os lotes e um QR Code, que confirma a autenticidade do documento.

O ‘passaporte da vacina’ já é válido desde o dia 1º de setembro para cirurgias eletivas nos serviços públicos e privados de saúde e nas unidades assistenciais integrantes do Sistema Único de Saúde no município do Rio, assim como para a inclusão e a manutenção de todos os beneficiários no Programa de Transferência Condicionada de Renda do Município do Rio de Janeiro – cartão Família Carioca.

Locais em que o passaporte não é exigido

Bares, restaurantes, shoppings e lojas não foram incluídos no decreto que exige o passaporte, desde que respeitando as regras de distanciamento social já em vigor.  Não é necessário também mostrar o passaporte no transporte coletivo.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: