Prefeitura publica edital de licitação para aquisição de BRTs

A Prefeitura do Rio publicou nesta segunda-feira (14/02) do Diário Oficial, o edital de licitação para a compra de 307 novos ônibus para o BRT, que deverão começar a rodar em outubro. No segundo semestre deste ano, serão adquiridos 250 veículos, com entrega para o segundo semestre de 2023. No total, serão 557 novos veículos, possibilitando a substituição gradativa da frota antiga a partir do segundo semestre deste ano e a expansão do sistema até 2023.

A aquisição dos novos BRTs será dividida em duas licitações: a primeira, cujo recebimento de propostas está programado para março, prevê a compra de articulados, de 18, 21 e 23 metros.

A segunda fase da licitação será no segundo semestre deste ano, com entrega de modelos básicos e de 21 metros, no segundo semestre de 2023.                                                                                                                                                                 

Os novos ônibus do Sistema BRT contarão com algumas novidades em relação aos atuais em operação. Os veículos terão portas mais robustas e resistentes e cabine de segregação do condutor, para garantir a segurança do funcionário, seguindo práticas já existentes em outras cidades do mundo e proporcionando mais segurança às viagens.

Por meio do apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro (COMDEF-RIO), a SMTR considerou diferentes formas de ampliar a acessibilidade dos usuários, como, por exemplo, trazer mais um espaço de cadeirante nos veículos articulados. Todos os ônibus ainda contarão com equipamentos e sistemas embarcados como telemetria, GPS e videomonitoramento, que permitirão mais segurança, melhor informação aos usuários e melhor gestão da frota.                                                                                                                                                                                                                                                                                         

Operação do BRT

Paralelamente ao processo de licitação para a aquisição de novos ônibus, a SMTR publicará em março o edital de licitação para a concessão da operação do BRT, com entrega de propostas prevista para maio. O concessionário vencedor cuidará da circulação dos ônibus nos corredores e ficará encarregado também pela manutenção dos veículos e pela gestão das garagens. Até que o vencedor assuma a operação, a Prefeitura, por meio da empresa pública Mobi Rio, continuará responsável pelos serviços do BRT.

As condições técnicas que vão orientar o processo de licitação serão apresentadas durante a audiência pública virtual que acontecerá na próxima sexta-feira (18/02), das 11h às 13h. Os interessados em participar podem se inscrever no site da SMTR.

De acordo com a Secretaria de Transportes, o novo formato da concorrência, que separa a compra e a operação dos veículos, já foi testado com sucesso em outras cidades do mundo e possibilitará o aperfeiçoamento do serviço, com maior controle pelo poder público, redução dos riscos de descontinuidade e mais flexibilidade em relação à disponibilidade da frota.

“As duas licitações representam um marco na modernização do BRT e na transformação do sistema de transporte público coletivo da cidade do Rio de Janeiro”,  afirmou a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.