Alerj instala CPI dos trens para investigar problemas no serviço

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) instalou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Trens, para investigar as interrupções e atrasos na prestação do serviço, a superlotação das composições, a acessibilidade e o valor da tarifa, além de outros problemas apontados pelos passageiros do transporte. A deputada Lucinha (PSDB) foi eleita presidente da CPI, que será composta também pelos deputados Eliomar Coelho (PSol) na vice-presidência e Waldeck Carneiro (PT) como relator.

A deputada afirmou que o serviço oferecido hoje é desumano e criticou o recente aumento de tarifa aprovado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp), que subiu de R$ 5 para R$ 7. “É sardinha em lata e a todo momento e a Supervia tenta se esquivar da responsabilidade.

A CPI tem que ir a fundo para apurar tudo porque isso não pode cair no colo da população. Ninguém teve 40% de aumento salarial. Eles querem jogar para o bolso do trabalhador”, afirma.

Lucinha lembrou que a Comissão surge de uma demanda da sociedade. “A população que é transportada pela Supervia é uma massa trabalhadora gigantesca que depende do trem. Vivemos um momento caótico em relação à Supervia. A todo o momento vemos os problemas enfrentados pela população”.

Waldeck Carneiro classificou a situação do transporte ferroviário como o maior desafio da Região Metropolitana do Rio e um tema muito importante para o cotidiano do povo do estado. “Estamos falando do modal mais popular do Estado do Rio, que enfrenta há muito tempo um quadro praticamente de colapso”, disse.

Os deputados Dionísio Lins(PP), Martha Rocha (PDT), Enfermeira Rejane (PCdoB), Luiz Paulo (Cidadania) também compõem a CPI dos Trens.

As sessões vão começar no dia 07 de março e estão marcadas para ocorrer todas às segundas-feiras, a partir das 10h30. A Comissão tem até três meses para a elaboração do relatório final, prorrogável por mais três meses.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: