Novas ciclovias do Rio facilitam acesso ao transporte público

O Rio tem novas rotas cicloviárias para facilitar a conexão com o transporte público. A implantação das faixas, que começou pelo Centro, agora chega a ruas da Barra da Tijuca e de Ipanema. De acordo com a Prefeitura, a medida está alinhada ao Plano Estratégico 2020-2024 e prevê alcançar 266 estações de metrô, trem, BRT, barcas e VLT, aumentando a malha atual de ciclovias em cerca de 400 quilômetros. Até o fim do ano, as novas rotas passarão por 54 estações que não têm conexão com a rede existente de ciclovias.

No centro, as faixas foram pintadas entre a Central do Brasil e a Orla Conde, passando pelas avenidas Marechal Floriano e Visconde de Inhaúma, e seguem na área portuária, nas ruas Barão de Tefé e Camerino, onde é grande o fluxo de bicicletas e triciclos de carga, usados na prestação de serviços.

A rota do Centro foi baseada em uma pesquisa feita em parceria com o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), a Transporte Ativo e o Labmob, sobre o perfil e a quantidade de bicicletas que circulam na região. No estudo ficaram evidentes os pontos de maior demanda, sendo a Rua Camerino um dos principais acessos para quem pedala na área.

Na Barra da Tijuca, as primeiras rotas passam pelas avenidas Afonso Taunay, Jornalista Ricardo Marinho, Gastão Senges e Felicíssimo Cardoso. Em Ipanema, foram iniciadas nas ruas Joana Angélica e Maria Quitéria.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: