Kit gás: veja os cuidados necessários na hora da instalação

Com a explosão do cilindro de um veículo movido a Gás Natural Veicular (GNV) enquanto abastecia em um posto de combustível no bairro de São Francisco Xavier, motoristas estão preocupados com a segurança dos equipamentos comercializados no estado e como proceder em sua instalação. De acordo com o vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa e presidente da Comissão Transportes, deputado Dionísio Lins (Progressistas), a preocupação dos usuários que utilizam o GNV como combustível é mais do que necessária, já que por vezes, para economizar, muitos optam em procurar oficinas de fundo de quintal que não estão qualificadas para executar o serviço dentro das especificações exigidas.

“Todo o cuidado é pouco na hora de instalar o kit gás. É importante que o consumidor observe na hora da instalação do equipamento se a empresa possui o registro de certificação do Inmetro, que tem que ficar em local de fácil visualização. Caso não esteja, ele deve pedir ao proprietário para ver o certificado. Além disso, os equipamentos como cilindros, suporte do cilindro, válvulas de segurança, abastecimento e do redutor de pressão, também devem estar certificados pelo órgão”, explicou.

Lista do Inmetro de estabelecimentos regularizados

Dionísio lembra ainda da obrigatoriedade de realizar o reteste do cilindro a cada 5 anos, ou no caso do veículo ter se envolvido em algum tipo de acidente por menor que seja. Para isso, o proprietário deve procurar um Organismo de Inspeção (OI) para verificar se está tudo dentro das normas exigidas e, em seguida, pegar o certificado para realizar a vistoria anual do veículo.

Também é recomendado que, durante os abastecimentos, motoristas e passageiros saiam do carro e se posicionem à sua frente. Veículos que estiverem aguardando atendimento devem ser mantidos a uma distância segura daqueles que estiverem sendo abastecidos.

Foto: Reprodução Internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: