Operação do Teleférico da Providência será retomada

O primeiro passo para o teleférico do Morro da Providência voltar a funcionar, beneficiando os cinco mil moradores da comunidade, foi dado no início desta semana. A Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) contratou a empresa austríaca Doppelmayr, fabricante do equipamento, para a recuperação e a substituição das partes elétrica e de automação.

O conserto do equipamento será feito em duas etapas e a primeira já está em andamento. Na segunda serão obras de engenharia civil. A CCPar publicou nesta quarta-feira (27/07) edital para a contratação da empresa responsável por estas intervenções. Serão feitos reparos nas torres metálicas e em todos os componentes das três estações como coberturas, elevadores e acessos.

O contrato de operação do Teleférico da Providência acabou, não foi renovado em janeiro de 2017 e o equipamento ficou parado. No fim do ano passado, a Prefeitura do Rio iniciou estudos para mapear as intervenções necessárias à recuperação e à retomada do modal.

Inaugurado em julho de 2014, o Teleférico da Providência liga a Praça Américo Brum, no alto do morro, à Central do Brasil e à Gamboa. O equipamento tem capacidade para transportar mil pessoas por hora em cada sentido, em suas 16 gôndolas. A obra foi viabilizada pelo Programa Morar Carioca, de urbanização de favelas, para beneficiar os moradores de um dos morros mais íngremes da cidade. Na estação Gamboa funcionam uma clínica da família e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Em frente à estação Américo Brum será inaugurada uma pista de skate em espaço cedido pela Prefeitura.

Recuperação do Teleférico do Alemão foi iniciada em março

Depois de mais de cinco anos parado, o Teleférico do Alemão voltará a funcionar para atender o Complexo do Alemão. A reforma foi iniciada em março e das 100 pessoas empregadas nas intervenções, 70% são moradores das comunidades do entorno.

O Teleférico conta com mais cinco estações além da de Bonsucesso: Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Fazendinha.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: