Adiada licitação para construção de terminais do BRT
Após anunciar a construção de cinco novos terminais BRT Transoeste, a Prefeitura do Rio corrigiu edital e adiou a construção das estações Pingo D’Água e Curral Falso. Uma das alterações é sobre o custo da obra, que inicialmente foi estimado em R$ 89 milhões e, agora, corrigido para R$ 84 milhões. Com as alterações, a data do certame dos dois terminais ficou marcada para o próximo dia 30 de novembro.
Segundo o anúncio da Prefeitura, o novo terminal Pingo D’Água vai substituir a estação do mesmo nome com integração entre os ônibus alimentadores e vans vindos da Estrada da Pedra e Avenida Dom João VI. Por conta do alto deslocamento por bicicletas na região de Guaratiba, um estacionamento exclusivo será implementado nas proximidades do terminal, com capacidade de guardar até 600 veículos.
“A área da estação Pingo D’ Água vai ter 17 mil metros quadrados, hoje são apenas dois mil metros quadrados. O acesso se dará por uma nova praça que estamos construindo. Outra mudança será no Curral Falso, que passará de 300 metros quadrados para 16 mil metros quadrados. Esse terminal será estratégico, principalmente porque receberá passageiros do eixo das estações do BRT da Cesário de Mello”, explicou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, na segunda-feira (24).
Já para a implantação do terminal Curral Falso, a antiga estação será demolida e construída do zero. Serão feitos uma passarela de acesso e um terminal alimentador que fará a integração entre os ônibus e vans vindos da Estrada de Sepetiba e Avenida Cesário de Melo. Também serão realizadas melhorias no sistema viário e de drenagem no entorno e a instalação de um bicicletário para 400 bicicletas.
Foto: Divulgação