Comissão quer acabar com abandono de navios na Baía

Acelerar o fim dos 62 navios fantasmas abandonados na Baía de Guanabara e discutir o rumo que será dado ao navio graneleiro São Luiz, que recentemente chocou-se com a Ponte Rio-Niterói, fazendo com que ela ficasse fechada por horas e causando enorme transtorno para milhares de pessoas. Esses foram alguns dos temas abordados no encontro realizado pela Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar (Cedemar), no Palácio Guanabara.

De acordo com os especialistas que participaram do encontro, o descomissionamento pode ser um caminho para a remoção das embarcações na Baía de Guanabara. A iniciativa colocaria o estado na vanguarda do mercado de descomissionamento, atividade que inclui a remoção de estruturas, destinação adequada de materiais, resíduos e recuperação de áreas, de forma segura e dentro das normas ambientais.

“O descomissionamento pode gerar inúmeras oportunidades, não apenas para a indústria naval de nosso estado, mas também para vários setores da cadeia produtiva como infraestrutura, logística, gestão de resíduos e movimentação de carga, entre muitos outros serviços especializados. E essas oportunidades seguramente irão gerar mais empregos e renda para os fluminenses”, afirmou o governador Cláudio Castro.

O próximo passo será solicitar celeridade ao Poder Judiciário para a realização do leilão do navio São Luiz, a partir do qual ele será descomissionado, marcando o ponto de partida para solucionar o problema das dezenas de embarcações abandonadas na baía.

“Não vai ser fácil, mas agora com a comissão atuando, vamos ao presidente do Tribunal de Justiça Estadual e da Justiça Federal, pedir para que através de suas administrações, ajudem a sociedade na mobilização de seus juízes para que entendam que esses navios devam ser vendidos e transformados em dinheiro e os créditos bloqueados em favor de seus credores, e assim espero, possamos ter um final feliz para nossa cidade”, explicou o deputado Júlio Lopes (PP), que participou do encontro.

Foto: Reprodução internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: