Coronavírus: Ônibus vão circular sem climatização no verão

Os coletivos terão de circular com as janelas abertas e com o sistema de ar-condicionado desligado mesmo durante o verão. A determinação é da Prefeitura, que justifica a medida como meio de tentar evitar a propagação do coronavírus. Com o avanço da covid-19, foi adiada mais uma vez a climatização total da frota, que deveria estar concluída em 2016.

Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informou que “a iniciativa de manter o ambiente interno dos ônibus arejado, com os veículos circulando com as janelas abertas sempre que possível, foi uma orientação da prefeitura com base nas recomendações dos órgãos de saúde”. Sobre os veículos cujas janelas não abrem, o órgão afirmou que a empresa deve fazer a manutenção dos sistemas de refrigeração para garantir a qualidade do ar. Entretanto, não explicou como isso é fiscalizado.

Segundo especialistas, além de janelas abertas, o número de passageiros deveria ser limitado nos ônibus e exigido o uso de máscara. O mesmo deveria ser feito em trens e metrô, que são climatizados, mas as concessionárias dizem que seria tecnicamente inviável desligar a re-frigeração dos vagões.

Os ônibus têm circulado com o sistema de ar desligado desde o dia 25 de junho, e deverão seguir com essa recomendação até o fim da pandemia.

“O objetivo é preservar os passageiros que utilizam o transporte coletivo, bem como os motoristas, assegurando a renovação do ar dentro do ônibus”, afirmou a SMTR.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: